Lançamento do livro "Um poema por dia dá saúde e alegria"
Discurso de Maria José Moura de Castro, autora do livro "Um poema por dia dá saúde e alegria- Poesia é de Ouro"
Boa tarde e obrigada a todos pela vossa presença. É um privilégio inesquecível ter tantos amigos aqui presentes. Um especial agradecimento à Dra. Teresa Couceiro, representante da CMG, pela cedência do espaço desta linda biblioteca da terra onde nasci e pelas suas palavras; ao João Pires pela amabilidade de ter aceitado o convite para fazer a apresentação do meu livro e por todo o seu apoio na realização do evento; aos militantes da poesia Ana Aguiar, Lúcia Vaz Pedro, Fernando Ferreira da Costa, Hélio Lemos, Paulo Borges e Pompeu Pais pela leitura de alguns dos meus poemas que desta forma ganharam outra vida na sua voz; à minha ex-aluna e bailarina Carolina Santos pela sua disponibilidade para embelezar este acontecimento com a sua dança; ao Damião Vieira pela realização do flyer do evento postado nas redes sociais e do marcador para o livro; à Casa Dos Profiteroles por adoçar o evento com a oferta de um bolo; e “last but not least” também à editora Poesia Fã Clube que apostou nos meus poemas e me permitiu ir mais longe. Reitero o meu agradecimento a todos aqui presentes por partilharem comigo este momento especial, não só do lançamento do livro, mas também de tertúlia e encontro com as artes. Permitam-me a leitura do texto que preparei para este momento, pois assim evito perder-me nas palavras e sinto-me mais segura e tranquila no meu discurso, afinal todo o viajante preza a sua segurança/o seu cinto de segurança. Este será o meu.
Na verdade, graças à poesia tenho saído um pouco da minha zona de conforto e enveredado por uma partilha que se tornou uma aventura para mim. Digamos que a poesia está a ser libertadora: são pequenos passos, mas para mim já são gigantes.
Desde o 1º ciclo que nutro um carinho especial pela leitura e pela escrita, daí que tenha seguido o curso de Letras e me tenha tornado professora, mais concretamente, de Português e Inglês. Muitas vezes, incentivei (e incentivo ainda) os meus alunos a escrever e a participar nas atividades da escola, nomeadamente, em concursos de conto e poesia, mas de há seis anos para cá, comecei também eu a participar, porque tomei conhecimento de concursos para adultos divulgados na escola e na internet. Participo sobretudo nos de poesia, porque descobri que presentemente é o tipo de texto literário que prefiro escrever. Como disse Paul Celan "A poesia é uma espécie de regresso a casa".
Além disso, em paralelo, fui alimentando o bichinho da escrita no encontro com vários escritores, e participando em vários workshops de escrita criativa com a extraordinária professora, formadora e escritora Lúcia Vaz Pedro. Recomendo vivamente. Entretanto, mais concretamente desde 14 de agosto de 2017, criei uma página associada ao meu facebook, com o título “Um poema por dia dá saúde e alegria”. Esta página tornou-se um desafio diário para mim e vai sendo escrita ao sabor do sentimento. Depois deu origem a este livro, porque quis ter o prazer de andar com a minha poesia pela mão, folheá-la e partilhá-la para além da internet. Gosto de tocar e sentir os livros.
Recentemente comecei a participar em tertúlias de poesia, em Gondomar, e estou no curso “Os desafios de dizer poesia perante um público”, nesta biblioteca.
O facto é que a poesia me faz muito bem. Acredito que, ao criar esta página, assumi um compromisso com ela: dedicar-lhe um tempo diário. Como disse a raposa ao principezinho: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante” é bem verdade – o tempo que lhe dedico é também um tempo para mim. Assim, escrevo inspirada pela vida: pela minha maneira de ver, ler e sentir o mundo, pelas pessoas e pelos momentos, por uma data ou evento especial, por uma música, por uma frase ou palavra, por jogos poéticos, pelas minhas leituras de vários poetas, entre os quais Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mário Sá-Carneiro, Alexandre O´Neill, Auden, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Augusto Gil, Manuel Bandeira e Osvaldo Montenegro, entre outros.
Espero que apreciem os poemas deste livro e se revejam ou divirtam com alguns deles. Bem hajam e votos de boas leituras!
MJMC