Entrevista concedida pela escritora Jamila Mafra ao Blog literário Livros Uma Paixão

Descrição: 
Um super bate-papo com Jamila Mafra, autora do livro UM AMOR E UM AMIGO
 
1 Fale um pouco mais do seu livro:
 
Tenho quatro livros publicados, sendo que três são de poesias (VIAGEM NO ESPAÇO E A MÁQUINA DO TEMPO, AS LÁGRIMAS DOS ANJOS, DO OUTRO LADO DOS SONHOS O PERFUME DOS TEUS SORRISOS) e um livro de ficção científica chamado Histórias do Amanhã, As Cidades Submersas. O livro contem contos sobre o futuro do planeta Terra e aborda temas como a inteligência artificial, robôs androides e vida extraterrestre. Sou fã do cineasta Steven Spielberg e seus filmes inspiram minhas histórias de ficção científica. Já meu romance UM AMOR E UM AMIGO está programado pra ser publicado ainda neste ano pela Editora Dracaena, e está em fase final de produção. A história acontece em Roma, na Itália, e retrata o relacionamento entre dois jovens, Ana Maria e Diego. Ela é brasileira e ele é italiano. Enfim, ao longo do livro esse jovem casal passa por experiências marcantes e dolorosas, mas também descobrem o real significado do medo e do amor verdadeiro. Mas existe um segredo sobre esses personagens que eu não posso contar aqui...os leitores realmente só saberão após lerem todo o livro. UM AMOR E UM AMIGO terá continuação em outros livros, pois a história não tem fim no primeiro....É um romance especial porque retrata muitas experiências que eu vivi na realidade.
 
2 Qual é a emoção de ter seu livro publicado?
            
            É realmente muito gratificante para um escritor ter seus livros publicados e poder ver e sentir a reação do público ao lerem as obras. É maravilhoso saber que os leitores admiram meu trabalho e me incentivam a continuar escrevendo com mais e mais dedicação.
               
3 Pretende publicar mais algum? Conte-nos tudo...
             
             Com certeza. Meu irmão Jonathan Mafra e minha mãe Wanderleia Mafra também são escritores, além disso meu pai Manoel Joaquim Sena de Santana e minha mãe foram atores de teatro e dramaturgos na juventude e assim sempre me incentivaram a praticar a arte. Já faz um tempo que terminei de escrever com a  minha mãe um livro de contos de suspense chamado A Mulher Voadora e a Morte de Hana, pretendo publicá-lo no ano que vem junto com o livro do meu irmão. Tenho também várias fábulas e outros romances já escritos e 
pretendo públicá-los futuramente.    
 
4 Você acha que tem que ter lugar certo para escrever?
                
É muito relativo. No meu caso não existe um lugar certo pra escrever, eu escrevo onde vier a inspiração, no ônibus, no carro, no banheiro, passeando no shopping, na hora da aula na faculdade, na cama no escuro no meio da madrugada, enfim quando e onde a idéia chegar. Sempre ando com papel e caneta no bolso ou na bolsa. Até porque também escrevo letras de música as quais pretendo gravar no ano que vem e as inspirações pra escrever estão sempre chegando à minha mente nos momentos mais inesperados. 
 
5 Onde busca inspiração?
 
              Na verdade eu não busco inspiração, ela simplesmente surge naturalmente em minha mente ou através dos filmes, lembranças, sonhos e então eu escrevo.É algo mágico, realmente incrível.
 
6 Teve algum personagem que mais se indentificou ao escrever seu livro?Qual e por quê?
             
             Em todos os meus livros e histórias existem vários personagens dos quais gosto muito, especialmente posso dizer que  em cada uma dessas histórias existe uma que sou eu mesmo, gosto de me colocar nas minhas próprias histórias , pois ao escrever sempre me imagino dentro delas. Ao escrever é como se eu estivesse assistindo a um filme do qual eu sou a personagem protagonista.
              
7 Qual é o seu autor favorito?
 
             Tenho vários autores favoritos, é difícil escolher apenas um. Entre meus autores nacionais favoritos posso citar Machado de Assis, Raquel de Queirós, José de Alencar, Augusto dos Anjos e Casimiro de Abreu. Entre os internacionais posso citar Hans Andersen, Eleanor Porter, Antoine Saint-Exúpery, Goethe, Socrates, Aristóteles, Platão, Eça de Queirós, Florbela Espanca, etc.  
 
8 Em todo o processo do livro, o que foi mais difícil e mais divertido?
         
              O processo de publicação sempre envolve muita dedicação e paciência tanto da parte do escritor quanto da parte da equipe de produção da editora. Uma coisa que é sempre um pouco cansativo pra mim é a hora de fazer a revisão final.Muitas vezes chego a reler o texto final do livro umas 10 vezes. E isso é necessário para ter certeza de que está tudo certo tanto na questão ortográfica quanto na questão de manter o texto final como definitivo. A editora possui revisores profissionais, mas mesmo assim ela pede que os escritores participem do processo de revisão. O mais divertido é o momento de escolher como será a capa do livro, pois este é o momento em que o escritor participa  
desta criação artística junto ao desenhista da editora que na maioria das vezes está aberta à opinião do autor.             
 
9 Depois de um grande sonho realizado, qual sonho está mais próximo de realizar?
 
             Quero muito gravar meu CD no próximo ano, além de publicar meus próximos livros também. A maioria dos meus poemas e poesias são minhas letras de músicas que inclusive já estão disponíveis em vários sites musicais inclusive nos sites Letras terra e Vaga-Lume, meu estilo é o Rock Pop e Rock Romântico Pretendo também publicar em breve minhas primeiras peças teatrais.Além disso tenho outro sonho pessoal que é estudar Astronomia, sou apaixonada pelo estudo das estrelas, planetas e universo, tanto é que escrevo sobre este tema. No próximo ano me formarei em Direito na Universidade do Vale do Itajaí, e então 
em seguida pretendo entrar na faculdade de Astronomia.   
                   
10 Deixe uma mensagem para seus fãs:
 
             Fãs queridos, muito obrigada por tudo, eu agradeço o amor e carinho que tenho recebido de vocês em todos os lugares que vou e estou. Que Deus os abençoe sempre.      
            
Espero que gostem, a entrevista é simples, mas, dá para conhecermos a autora um pouco mais.
 
Atenciosamente Jéssica Antunes.
 
 
Género: