Logística no 1° estágio
Logística no 1° estágio
O ano de 1985 foi muito conturbado para muitas das grandes empresas da época, que ainda existem hoje. Naquele ano, todas as grandes empresas estavam tentando entrar para a era da informatização, e nem todas as grandes empresas tinham computadores. Por isso, todas tinham um só caminho, se informatizarem. Mas aí surgiram duas palavras que interferiram muito nesse processo, no caminho rumo à informatização. Essas duas palavras eram: Lógica e Logística.
Numa manhã fria de junho, nos escritórios de uma grande empresa multinacional, todos os executivos foram chamados para uma reunião de emergência. Vieram até pessoas de outros países, visto que a empresa tinha lojas em alguns países. Um dos executivos insistiu em levar o seu assistente junto com ele, um técnico programador de sistemas de informação. A ideia não foi muito bem vista por outros executivos, mas depois relaxaram quanto a isto. Então teve início a reunião. O programador sentou numa cadeira lá atrás no fundo da sala, junto com os seguranças e outros assessores, enquanto que os executivos acomodaram-se numa enorme mesa redonda.
Nesta histórica reunião, de várias horas, onde todas as falas eram entusiasmadas, um dos executivos falava em acelerar os planos de expansão da empresa, expandir suas fronteiras. Outros defendiam a passividade contínua que já funcionava até ali. Mas eles tinham um problema, estava começando a era da informatização, e a maioria dos executivos não tinham uma ideia muito clara sobre o que de fato seria isso.
Mas a última palavra dita nessa reunião foi exatamente a palavra do assistente programador, o técnico assistente que estava sentado lá nos fundos da sala. Ele disse:
- “Senhores, com licença, os senhores podem até ter dinheiro suficiente para comprarem cinco caminhões carregados de açúcar, ou qualquer outro cereal, mas os senhores terão a partir daí um problema. Onde é que os senhores pretendem armazenar a carga de cinco caminhões carregados de açúcar? Então, antes de comprar o açúcar, precisa-se ter um local seguro e adequado para receber e armazenar o açúcar. O nome disso é lógica e logística.“ – Disse ele.