78º ENCONTRO DE EX-BANCÁRIOS DO BPSM DO FUNDÃO E COVILHÃ
78º ENCONTRO DE EX-BANCÁRIOS DO BPSM DO FUNDÃO E COVILHÃ
A Associação de ex-empregados bancários do defunto Banco Pinto e Sottomayor das agências do Fundão e da Covilhã está a comemorar o seu 16º aniversário de existência, embora já se realizassem estes pequenos encontros anteriormente.
O ponto de partida para a criação desta Associação foi dado num desses encontros na Quinta da Raivosa em Penamacor, propriedade do funcionário bancário António Toscano, actual Presidente da Direcção. Aí nasceu a Associação já estruturada, com órgãos fundamentais para o seu bom funcionamento. Todos os anos, na última quarta feira de Abril, para se comemorar este acontecimento, ali se realiza um dos encontros, naquele local histórico, junto à fronteira luso-espanhola.
No Plano de Actividades, os cinco encontros e um passeio anual são as traves mestras desta convivência bancária, talvez única no país, onde os números e o capital são subjugados à camaradagem e à amizade.
Já é tradição o Convívo de Natal acontecer anualmente na Quinta do Cruzeiro em Unhais da Serra, também propriedade de José André, um ex-bancário. Este espaço sofreu o flagelo dos fogos do ano anterior, sendo salvo in extremis. No miradouro de brilhante paisagismo, com vista para a Vila de Unhais da Serra, em 1940 foi inaugurado o Cruzeiro da VIII FUNDAÇÃO E III RESTAURAÇÃO DE PORTUGAL, pelo Pároco e Autarca Hermínio Martins e pelo Regedor Bernardino da Fonseca.
No final do almoço Natalício, um dos elementos da direcção, José Teixeira, leu acta do último encontro e da viagem anual a Setúbal, sendo aprovado por unanimidade.
O Presidente da Assembleia Geral salientou a evidente camaradagem e unidade destes elementos bancários que há mais de trinta anos têm mantido com raríssimas excepções. Os encontros acontecem com a união destes trabalhadores, é uma oportunidades de nos vermos, de conversarmos, de convivermos, que de dois meses em dois meses acontecem. Agradeceu ao anfitrião a disponibilidade e a cedência das instalações.
Recordou com saudade os que já partiram e deixou votos de melhoras para todos aqueles que se encontram doentes, terminando com votos de Boas Festas e um Bom Ano de 2019.
Numa conversa com José Teixeira, membro da Direcção, este salientou que os aspetos positivos têm sido os mais de cem encontros em diversas localidades na Beira Baixa e várias passeios culturais e gastronómicos, como por exemplo na Quinta do Beco em Ferreira do Zêzere, contando com a colaboração do Sindicato dos Bancários da Zona Sul e Ilhas: a Vila Verde – Termas de Caldelas – Casa dos Pais do Sindicato Bancário do Norte e a inesquecível a Setúbal com a visita ao Estuário do Sado e ao Moinho da Maré.
Se não existissem estes encontros, a maioria dos destes companheiros de trabalho estariam afastados uns dos outros. De uma forma geral o trabalho desenvolvido tem sido muito positivo.
Quanto aos aspectos negativos é de referir a falta dos companheiros falecidos, que são sempre recordados com saudade, com quem aprendemos muito.
Aqueles que por problemas de saúde, seus ou de familiares, não podem estar presentes mandam as suas mensagens.
Infelizmente alguns poucos manifestaram desinteresse pela nossa Associação.
Deixo a agenda dos encontros bimensais que irão decorrer no ano de 2019:
Em 27 de Fevereiro será na Quinta da Nave de Cima (Fundão).
Em 24 de Abril na Quinta da Raivosa em Penamacor.
Em 26 de Junho na Sertã.
Em 30 de Outubro em Janeiro de Cima (Fundão).
Em 18 de Dezembro na Quinta do Cruzeiro em Unhais da Serra (Covilhã).
Ao som da guitarra cantou-se: Unhais da Serra tem mais encanto…
António Alves Fernandes
Aldeia de Joanes
Dezembro/2019