CIDADES

 

A acrópole oficial excede as mais colossais concepções da barbárie moderna.

Impossível exprimir o dia fosco produzido por este céu imutavelmente cinza,

o brilho imperial dos edifícios, e a neve eterna do chão. Com um gosto

singular para o exagero, todas as maravilhas clássicas da arquitetura foram

reproduzidas. Assisto a exposições de pintura em locais vinte vezes mais

vastos que Hampton Court. Que pintura! um Nabucodonosor norueguês

mandou construir as escadarias dos mistérios; os funcionários que pude ver

são mais arrogantes que ***, e tremi ante o aspecto dos guardas dos colossos e

dos mestres-de-obras. Com o agrupamento de edifícios em Squares, pátios e

jardins privados, eles dispensaram os cocheiros. Os parques representam a

natureza primitiva trabalhada com arte soberba. O bairro alto tem partes

inexplicáveis: um braço de mar, sem barcos, estende sua toalha de granizo

azul entre o cais estocado de candelabros gigantes. Uma pequena ponte

conduz à uma passagem secreta logo abaixo da cúpula da Saint-Chapelle. Essa

cúpula é uma armação artística de aço com cerca de quinze mil pés de

diâmetro.

Em alguns pontos das passarelas de cobre, das plataformas, das escadarias

que contornam os mercados e os pilares, acreditei ter uma idéia da

profundidade da cidade! Eis o prodígio que não pude explicar: quais os níveis

dos outros bairros acima ou abaixo da acrópole?

Para o estrangeiro de nosso tempo, o reconhecimento é impossível. O bairro

comercial é um circus num só estilo, com galerias em arcos. Não se vêem

mais as lojas, mas a neve na calçada está pisada; alguns nababos, tão raros

como os passeantes em Londres domingo de manhã, dirigem-se a uma

diligência de diamantes. Alguns divãs de veludo vermelho: bebidas polares

são servidas a um preço que varia de oitocentas a oito mil rúpias. À idéia de

procurar teatros nesse circus, me respondo que essas lojas devem conter os

dramas mais sombrios. Acho que há uma polícia. Mas a lei deve ser tão

estranha que desisto de fazer uma idéia dos aventureiros daqui.

O subúrbio, tão elegante quanto uma rua bonita de Paris, é privilegiado por

um ar de iluminação. O elemento democrático totaliza algumas centenas de

almas. Lá também as casas não vêm numa seqüência; o subúrbio se perde

bizarramente no campo, o "Condado" que enche o ocidente eterno de florestas

e plantações prodigiosas onde os cavalheiros selvagens caçam suas crônicas

sob a luz que se criou.

 

 

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