Lucio Gil

Lucio Gil

Offline
Última vez online: 9 years 10 meses atrás
Membro desde: 27/02/2015 - 13:06
Pontos: 0

Género

Idade

País

BR Brazil

Tipo de Membro

Sobre mim

Lucio Gil é natural do Rio de Janeiro. Advogado por formação, atua como pesquisador nas áreas de política e economia com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Eleições. Lucio Gil é um estudioso de métodos orientais de cura prânica e meditação e tem como hobbie o piano clássico. Viveu um período de sua infância na Terceira, ilha pertencente ao Arquipélago dos Açores, de onde vem a inspiração para essa história.

Obras literárias

"À Sombra das Cerejeiras" (publicado em Dezembro de 2006): Romance ambientado na Europa dos anos 40, “À Sombra das Cerejeiras” marca a estreia de Lucio Gil como escritor. A narrativa retrata a saga de uma bem sucedida família de cristãos novos que vê seu império ser arruinado pela política nazista e o pelo sentimento antissemita que assolaram a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
Michel, um jornalista em viagem a trabalho, retorna à sua terra natal no norte de Portugal, vinte anos após sua mudança para Paris. Recebido pela família Carvalho Leão, com a qual conviveu durante os primeiros anos de sua vida, Michel é imediatamente invadido pelas doces recordações de sua infância. A hospitalidade daquela família e o aconchego da Quinta das Cerejeiras prometiam uma breve e prazerosa estadia. No entanto, a chegada da misteriosa Isadora, filha do casal, acaba por envolver totalmente o jovem jornalista em uma surpreendente rede de intrigas e, a partir daí, todos passam a viver momentos de suspense e tensão em uma fascinante luta pela sobrevivência.
Apesar dos dados históricos sobre a Segunda Guerra, que exigiram do autor meses de pesquisas em várias fontes, dentre elas, visitas ao Museu da Herança Judaica, em Nova Iorque, e ao Museu do Holocausto, em Washington, À Sombra das Cerejeiras é uma obra de ficção que fala sobre sentimentos antagônicos. O ódio e o amor, o egoísmo e a solidariedade, o pavor gerado pela guerra e a plena sensação de paz são retratados de forma fluente e despretensiosa. Uma bela história sobre as coincidências da vida, se é que elas existem.

"(...) Lúcio Gil estreia-se com uma escrita fluente, escorreita, de vocabulário adequado e erudito. O livro lê-se com apetite e entusiasmo. E teria, com certeza, um outro sabor, caso tivesse sido lido “à sombra das cerejeiras”.

Álamo Oliveira - poeta e escritor português, para o Diário Insular Vento Norte.

"O Maestro das Baleias"(em fase de edição): O Maestro das Baleias narra a luta de Lucas Penedo, um estudante de Medicina e único herdeiro de uma tradicio-nal família da alta sociedade carioca, que se vê inexplicavel-mente envolvido na história de dois irmãos, Pedro e Francis-co, cuja infância se passa em uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores.
Francisco, o mais jovem, era inquieto, curioso, tinha al-ma de explorador e gostava de desafios. Pedro, por sua vez, era mais discreto, conservador e tinha um amor quase paternal pelo irmão. Ambos viviam o dilema de conviver com a saudade do pai, Manoel, o qual distanciou-se da família para combater em Angola durante a guerra pela independência das colônias portuguesas, mais conhecida como Guerra do Ultramar.
A trama se passa parte na bela cidade do Rio de Janeiro e parte na exuberante Ilha Terceira, cenário de beleza natural inigualável, para o qual Lucas é irresistivelmente atraído.
O Maestro das Baleias é uma obra de ficção que fala sobre o amor capaz de atravessar as fronteiras do tempo e do espaço.