Fernando Silva "À-do-Fado"
Livro. PFC. 2023.
Manuel Fernando Carvalho da Silva, filho de Abílio Augusto Silva e de Ernestina de Jesus Carvalho, nasceu em Vila Flor a 5 de junho de 1959. Filho mais velho de nove irmãos, cedo descobriu a paixão pela escrita, quando ainda jovem escrevia poemas, num pequeno caderno, que guardava religiosamente, para depois os ler à família, no aconchego da lareira, nos dias frios de Trás-os-Montes. Estudou e ajudou os pais na lavoura até aos seus 24 anos de idade, altura em que decide seguir a carreira de Polícia de Segurança Pública e parte para Torres Novas, para frequentar a Escola Prática de Polícia. É no ano de 1984 que se torna Polícia e segue rumo a Lisboa para exercer a sua profissão, da qual se orgulha e recorda com admiração e dever cumprido.
Longe, mas sempre com o pensamento na sua Terra Natal, dedica os seus dias a escrever sobre as suas gentes, os seus costumes, a sua identidade e nasce assim o seu primeiro livro, em 2009, intitulado “Raiz da Minha Essência”, baseado nas memórias, nos lugares e nas pessoas, da sua terra mãe. O primeiro romance, “Na Sombra da Ternura”, surge um ano mais tarde. Um diário de amor vivido numa aldeia do concelho de Vila Flor, que marca o dia-a-dia das gentes transmontanas. A sua imaginação não tem limites, e em 2015 surge o seu primeiro livro de poesia, “Nú Acontecer”. E é neste mesmo ano que perde um dos primeiros amores da sua vida, o pai. Durante dois anos dedica-se a escrever aquela que viria a ser a maior homenagem de amor ao homem que lhe deu vida, o livro “A Força do Teu Abraço”, porque afinal escrever não deixa de ser a mais sublime forma de libertação da mente. Em 2022, presenteia-nos com o livro de poesia, “Encantos de minh`alma”, em que o amor a Vila For, à sua beleza, à sua natureza, à sua profunda essência, é enaltecido.
Para além da escrita, dedica-se também ao fado, em que muitos dos seus poemas são cantados ao som da guitarra portuguesa, em encontros com amigos, no grupo ABAF – Associação Benaventense Amigos do Fado, viajando por tantos lugares, deixando a sua paixão entrar em cada olhar de quem o escuta.