Célia Dias "No Sopé do Caramulo"
Livro. PFC. 2023.
Célia Dias, nasceu a 17/05/1953, numa aldeia bem pequenina onde nada havia, só duas dezenas de casas onde todos viviam da agricultura. Esta aldeia de nome Tojosa, pertence ao concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Veio de uma família numerosa, sete irmãos, onde as condições financeiras eram muito escassas. Fez a instrução primária, onde tinha que percorrer mais de 1 km a pé para a escola. Sempre foi boa aluna, onde suas redações eram quase sempre lidas em voz alta, o que lhe levantava a auto-estima uma vez que era uma menina muito tímida, mas devido a viver longe de tudo e às precárias possibilidades simplesmente foi aprender a costurar e tricotar. Com 12 anos já fazia trabalhos para fora.
Não satisfeita com a realidade da sua aldeia, foi para Angola ter com familiares, onde viveu dos 17 aos 22 anos, onde completou o 2º ano à noite. Foi obrigada a vir embora em 1975 devido à guerra.
De regresso à aldeia, mas sempre com grandes sonhos, escrever sempre foi o seu passatempo favorito. Casou, esteve emigrada durante 10 anos no Luxemburgo, onde nasceram os seus dois filhos, Renato e Lisa. Voltou em 1989 e montou um café com o seu marido Mário, onde trabalha até aos dias de hoje com muita luta e sacrifício e quando tem algum tempo livre continua a dar asas aos seus sonhos.
Tudo o que escreve não é fantasia, ou é vivido ou viu viver. Sua escrita é o seu refúgio.