M.Piper SalomonConstantin "O 4º Livro"
Livro. PFC. 2023.
Se acaso fôssemos inclinados a crer em astrologia, sendo ela chinesa ou ocidental, diríamos que, sendo Tigre e Caranguejo com ascendente em Caranguejo, acreditaríamos que Macedo tem uma personalidade forte já que é emocionalmente consciente e intuitivo. Ele é generoso e voltado para a comunidade que o cerca e é o melhor amigo da família e dos irmãos, sendo que tem muitos amigos que são como irmãos....Embora generoso quando se trata de ajudar outros, Macedo abomina incomodar quem quer que seja solicitando ajuda, e pode ser obstinado na sua luta solitária....
Não posso deixar de sorrir perante tantas coincidências (ou não serão apenas coincidências?) destes traços de personalidade tão acurados de Macedo. Quer se creia ou não em astrologias, M.Piper é isso tudo e muito mais.
Apaixonado pela sua arte, constata-se nela as influências de R.W. Fassbinder e de Wim Wenders, tão marcada pela solidão, o medo, o desespero e uma angústia retratada nos seus poemas; o realismo fantástico e uma eterna busca da sua identidade são também uma constante.
Não alheio às influências de Charles Baudelaire e de Edgar Allan Poe, os seus poemas espelham o simbolismo do primeiro e o conflito entre o “esquecer e o lembrar” do segundo, em especial da obra “The Raven”.
Ler os poemas de M.Piper é, antes de mais, entrar num mundo muito próprio do autor, tentando decifrar por entre alegorias, anagramas, espíritos de alma e elementos vanguardistas o experimentalismo, vigor e arrojo do poeta!
JÚLIA SALGADO (PROFESSORA & ARQUEÓLOGA)