Paulo Dias "Memórias de um pecador"

18.00€ IVA incluído
Livro. PFC. 2024.
 
Toda a memória é um pecado. Não pela memória, não pelo sentimento, apenas porque quem escreve é um pecador. A palavra pecado poderá em momentos ter a conotação religiosa. É compreensível, aliás todos nós somos pecadores. Dependerá sempre do que será pecado e aos olhos de quem. Destarte, a conotação pecadora é neste caso particular, a vivência de sentimentos, o reconhecimento de outras fronteiras para além de nós mesmos: falar do pecado é falar da existência de algo mau, algo que é perturbante, e assim são as minhas memórias pecadoras.
Depois deste “pecado” original, podemos concluir que o livro tem uma historicidade particular. São memórias com 33 anos, é uma escrita temporal e espacial até à presente data. Aborda factos da minha existência, o questionamento da mesma. Realça factos históricos que se passaram no século XX, mas também fala do amor, dos desgostos associados, das pertinentes dúvidas de um jovem que achava que fazia poesia. Mas caros leitores(as), não julguem que vos aborreço à partida com tamanho ênfase negativo. Existem “memórias” diferentes, algumas mais enigmáticas do que outras, não fosse este percurso feito maioritariamente numa fase de descoberta do “eu”, do “nós”. Também encontrarão por certo algo que já vos identificou, que relembre as vossas memórias pecadoras, porque, de facto, todo o livro é apenas o ato refletido do sentimento na sua tentativa mais pura: sentimentos que nos fazem humanos.
Assim, peço a todos(as) que “mergulhem” nesta história, que recuperam o vosso passado, a vossa história, os vossos desencontros, e que ao lerem as minhas palavras se encontrem temporalmente num espaço que já viveram, na ingenuidade, na doce esperança de quem pretendia ver o mundo sem pecado.
 


 

 

Preço: 16.98€