Tons Terra de Fernando M. Oliveira Pinto
Ebook. Poesia. 2022.
BIOGRAFIA
de Fernando M. Oliveira Pinto
Fernando Manuel Oliveira Pinto nasceu em Ovar, cidade do distrito de Aveiro, a 28 de junho de 1970. É jornalista profissional (licenciado em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Estagiou, em 2001, na redação do jornal "Público", onde escreveu várias reportagens "no ano em que o Mundo mudou".
Foi diretor-adjunto do periódico ovarense "JOÃO SEMANA" (fundado em 1914), até março de 2021, e continua a publicar textos em outros jornais e revistas vareiras.
Possui um curso de Fotografia ministrado por Aníbal Lemos. Foi fotógrafo do Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide. Cofundador da "PANORÂMICA – Associação Cinematográfica de Ovar", realizador de curtas-metragens de Ficção, Documentário e Animação, premiado em vários Festivais de Cinema e Vídeo (CineECO, entre outros). Está representado na Videoteca Municipal de Lisboa. A Fotografia e a Pintura são outras paixões que cultiva desde a década de 1990. (Expõe regularmente).
Participa em várias antologias de Poesia. "MAR e outros poemas", lançado em 2016 na Biblioteca Municipal de Ovar, foi o seu 1.º livro dedicado a este género literário.
SINOPSE
"(...) Nós, humanos, temos fraca memória:
esquecemo-nos de onde viemos,
que somos pó, simples mortais,
toscos traços de tons terra."
Em "TONS TERRA", meu 2.º livro de Poesia, pretendo: lembrar quão frágeis somos ("Pobres dos mais pobres"); recordar o poder da luz ("Florestas de fé"); tocar em várias feridas ("Asas por sarar"); escutar algumas melodias ("Sonata"); desvendar outras tonalidades ("A cor da alma"); sentir a fragrância das flores ("À sombra da japoneira"); e passear pela praia ("Com o coração na mão").
Os cinquenta poemas que lhes dou a ler foram escritos na minha terra natal, cidade situada junto ao Oceano Atlântico, berço de pintores e poetas. "Ovar é um poema entre a Ria e o Mar", como costumo dizer aos meus leitores.