Célia Aldegalega
Primary tabs
Página pessoal
Sobre mim
Célia Áurea Resoluto Aldegalega nasceu em Setúbal, na década de 60 do século XX. É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas -Português e Inglês- pela FLUL, e pós-graduada em Produção pela ESTC. Completou cursos de formação em “Princípios e Metodologias de Trabalho com Adultos” (Formação de Formadores); Empreendedorismo Social; Gestão de Projetos Culturais Europeus; Interculturalismo e Diálogos Inter-religiosos; no âmbito da Museologia; e o curso de Formação de Atores do CENDREV, grupo VII, 1985-87.
Foi representante de artistas, agente, e promotora de concertos durante mais de 25 anos, destacando-se na integração e fixação do Fado no mercado World Music. Entre os artistas representados destaca Madredeus, como agente nacional, entre 1997 e 1999; Mariza como agente nacional e coordenadora executiva internacional, de 2001 a 2009; Madredeus & A Banda Cósmica, como assessora, entre 2008 e 2009.
Foi diretora de produção de “Concerto em Lisboa”, de Mariza, em Belém, cujo registo obteve nomeação para Grammy Latino, na categoria de melhor CD ao vivo, em 2006.
Desde 2010, dedica-se à consultoria artística, ao ensino, à investigação, à escrita e à tradução.
Foi docente de Gestão das Artes na E. S. Artística António Arroio. Formadora de Módulo Produção Vídeo-clip, e Agenciamento e Management, na ETIC. Criou o Workshop AIAN – Agenciamento Internacional de Artistas Nacionais, no CCL – Centro de Cursos Livres (ISCTE).
Foi docente voluntária de Literatura e Poesia na UNIDAC- Universidade Sénior na Universidade, de 2017 a 2020. Atualmente, leciona a mesma disciplina na Rutis Online. É autora e realizadora do programa O Bocado Original, na Rádio Movimento.
É filha do atleta olímpico Armando Aldegalega. Mãe de Sofia Tomás, artista e criativa, residente em Londres, licenciada em Music Business and Arts Management pela Universidade de Middlesex.
Obras literárias
O impulso para escrever acompanha-a desde a infância, tendo-se destacado durante todo o percurso escolar e académico. Tem produzido contos, incluindo dois infantojuvenis, e poesia, em nome próprio, ou com o pseudónimo C. Pontes Rosa. Escreveu o primeiro romance em 2020. Todos inéditos.
Tem textos ensaísticos sobre cultura e artes publicados na Academia Edu, no Repositório do IPL, e na Revista Evolución, do Movimento de Cultura Espírita CIMA, na Venezuela, distribuído em vários países da América Latina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França.
Desenvolveu atividade como jornalista e radialista na RUM- Rádio Universitária do Minho, Rádio Vila Nova e Jornal Opinião Pública (Editora de Cultura), entre 1990 e 1992, no âmbito da qual entrevistou Natália Correia, Al Berto e Mário de Carvalho, entre outros. Foi coautora do programa Postas na Rádio, na Rádio Movimento entre 2019 e 2020.
Conteúdo do membro
Título | Género |
---|---|
Autorretrato 21/02/2021 - 22:26 Célia Aldegalega |
Poema Leituras: 388 Comentários: 0 |
Alexandria 2004 14/02/2021 - 22:51 Célia Aldegalega |
Poema Leituras: 957 Comentários: 2 |