Intervalo

Quem te disse ao ouvido esse segredo
Que raras deusas têm escutado —
Aquele amor cheio de crença e medo
Que é verdadeiro só se é segredado?...
Quem te disse tão cedo?

Não fui eu, que te não ousei dizê-lo.
Não foi um outro, porque não sabia.
Mas quem roçou da testa teu cabelo
E te disse ao ouvido o que sentia?
Seria alguém, seria?

Sou Mar

Sou mar.
Sou imenso e forte,
Sou calmante e lindo;
Sempre ali e nunca parado.
Nunca o mesmo,
Mesmo eterno.

Sou mar.
Tenho paz e fúria,
Seduzo e afogo;
Sou fascinante.
Guardo o mundo em meu abraço,
Beijo a terra apaixonado.
 

Sou mar.
Sou liberdade.
Sou imensidão.

Amor Eterno

Se deve ser eterno

Não pode ter tempo.

Não tem hora certa;

Só tem ritmo,

Tem frequência

E uma longa duração

 

Se deve ser eterno,

Precisa ser infinito.

Precisa ser água:

Vir das profundezas

E romper tudo, e inundar,

E ser espetacular!

 

Se deve ser eterno,

Tem de ser assombroso.

Tem de ser vácuo

E tomar todo o ar;

Tem de arrebatar

E fazer flutuar.

Se não deve ser eterno,

Simplesmente não deve ser.

É Preciso Haver Tempo

É preciso haver tempo
Para fazer sentido
A vida, as lições, as dores...

É preciso haver tempo
Para que haja gosto,
Prazer, alegria, gozo...

É preciso haver tempo
Para aprender e criar,
Para pensar e amar.

E nessa louca vida que temos
De instantes e agoras,
De supérfluos e aparências,
Onde foi que guardamos
O tempo que disseram
Que era nosso e que tínhamos?
 

Tens Vivido Errado

Se nunca um poema qualquer

Mereceu uma nova leitura tua

Desculpa; tens vivido errado!

 

Se nunca uma música te tocou

A ponto de nunca cansares de ouvi-la

Desculpa; tens vivido errado!

 

Se um sorriso de criança

Não traz à tua boca um riso ao menos discreto

Desculpa; tens vivido muito errado!

 

Uma brisa em dia quente,

Um raio de Sol no inverno,

O cheiro de terra molhada

E uma algazarra de passarinhos.

Se nada disso perturba tua indiferença

Tens certeza de estar vivo?

Espelho

Espelho
(Mauro A Evaristo)

Quando você vibra o mal
Mesmo contra alguém que é mau
Acredite, só você acaba mal
E isso não é nada natural.

Teste todo dia o querer bem
Até se e é possível por alguém
Que não queira o seu bem
Isso sim faz vibrar algo além.

Devolver o mal na mesma moeda
Precipita a própria queda
E sabemos que o melhor a fazer

É desejar o bem ao que o mal enxerga
Pois o melhor remédio para bem viver
Está no poder infinito que existe em você.

feradapoesia.blogspot.com

Toda essa tanta ilusão

Toda tanta essa ilusão
(Mauro A Evaristo)

Se você enxerga toda essa podridão,
Que o santo não passa de um fanfarrão,
Que toda e tanta essa ilusão
Todos pagamos sua manutenção;

Se você vê, sente, percebe
Toda manipulação via internet
Que suga sul, centro, norte, nordeste,
Mas somos os que assinamos o cheque;

Se você já percebeu
Muitos tantos usando o nome de Deus
Em próprio benefício a bel-prazer

A grande escola

A grande escola
(Mauro A Evaristo)

Urge uma chamada a reflexão
A quem interessa tanta divisão?
Quem ganha com a ignorância da nação?
Extra classe quem apoia o Livro na mão?

Necessária uma chamada a pensar
Os poderosos pagam pro filho estudar
Já ao povo incentivam a evasão escolar
Quem com isso tem tudo a ganhar?

Mesmo fora da escola
Qualquer um tem muito a aprender
Pois, a vida é a grande escola do saber

Pages